LOGO

Perigos que um Colchão Velho ou de Má Qualidade podem Trazer para a sua Saúde

Colchões velhos ou de má qualidade podem causar problemas de saúde, como dores nas costas e distúrbios do sono. Eles também podem abrigar ácaros e piorar alergias, afetando negativamente o sistema imunológico.
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Já sentiu dores incomuns nas costas ao longo do dia depois de horas de sono? Não consegue mais dormir bem já a um tempo? Se sente muito cansado e estressado? A resposta para isso pode estar no seu colchão. Um colchão de má qualidade ou velho demais reflete diretamente em sua saúde física e mental.

Os colchões são peças chaves quando o assunto é ter boas noites de descanso e maior qualidade de vida. Para que você entenda melhor os perigos de um colchão assim, preparamos este conteúdo para destacar os principais perigos de um colchão ruim. Continue a leitura e confira!

Um colchão ruim pode trazer diversos problemas para sua vida e para a saúde
Um colchão ruim ou velho demais pode acabar trazendo diversos transtornos e até graves problemas de saúde que não podem ser ignorados e negligenciados. Além de impedir que a sua noite de sono seja de qualidade, com este tipo de colchão você pode acabar adquirindo alguns distúrbios de sono e algumas doenças. Continue a leitura e conheça alguns desses malefícios:

 

1. Dores pelo corpo
As dores pelo corpo, principalmente nas costas, é uma das principais consequências de um produto que não tem boa qualidade. Um colchão antigo também pode acabar causando dores físicas que podem comprometer a qualidade de vida, visto que, com o tempo a vida útil da peça é reduzida e perde sua capacidade de sustentação. horas de sono

Vale destacar também que o travesseiro utilizado em conjunto com o colchão também tem um papel importante para a qualidade de vida e do sono. Caso o travesseiro seja inadequado, pode acabar ocasionando em um desalinhamento entre a coluna e o pescoço, o que também vai acabar causando dores na coluna, pescoço e de cabeça.

2. Sérios problemas de coluna
Um colchão ruim pode fazer com que você durma em uma posição errada ou de mal jeito. Diferentemente de um colchão de alta qualidade, que é mais confortável e ainda garante a sustentação correta do corpo durante a noite de sono.

Esse tipo de colchão pode acabar causando dores e desconfortos na coluna como citamos anteriormente, mas também pode evoluir para outras regiões, como estruturas ósseas e musculares e se tornar um problema sério de coluna.

A lordose, a escoliose e a cifose são alguns exemplos dos males mais comuns que tem relação com os desvios e deformações na coluna que podem ser causados ou piorados por colchões ruins. Mas não são apenas essas doenças, a hérnia de disco, que ocasiona fortes dores na coluna vertebral também é um exemplo de problemas graves causados por colchões de má qualidade.

3. Distúrbios do sono
Outro efeito comum de um colchão de má qualidade são os distúrbios do sono, como por exemplo dificuldades para dormir, a insônia, constante interrupção do sono e agitação. Tudo isso acaba impedindo que você durma bem e que tenha uma ótima noite relaxante.

Isso pode acabar comprometendo o seu dia a dia, fazendo com que sinta muita sonolência e cansaço, atrapalhando a realização de suas atividades. Pode ainda acabar evoluindo para um quadro crônico ainda mais grave.

4. Doenças cardiovasculares
O sono não serve apenas para renovar e revigorar as energias e dar mais disposição para o dia seguinte. Pois é, o sono também tem a função de garantir o bom funcionamento do organismo de um modo geral.

Durante o período de sono, o corpo costuma liberar hormônios responsáveis por regular o sistema cardiovascular. Desse modo, ter uma boa noite de sono proporcionada por um colchão de qualidade contribui para a boa saúde do sistema circulatório e do coração.

5. Queda no sistema imunológico
Dormir bem também ajuda a regular o sistema imunológico. Um colchão que não contribui para uma noite de sono saudável e restauradora pode fazer com que você acorde várias vezes durante a noite e não consiga completar todas as fases do sono necessárias. Dessa forma, você não atingirá o estágio do sono profundo, que é o momento em que o corpo trabalha para fortalecer o sistema imunológico.

3 sinais de que o colchão está ruim e que já é hora de trocá-lo

Você deve estar com dúvidas com relação ao que define um colchão que não está mais adequado para o uso. Então confira agora 3 sinais que listamos abaixo e avalie se já está na hora de trocar o seu:

1. O preenchimento do colchão se deslocou
Com o uso diário, o material de preenchimento dos colchões pode acabar se deslocando e deixar áreas com mais relevo do que outras, criando espaços com buracos. Esse desnivelamento pode diminuir bastante a capacidade de sustentação do colchão e com isso prejudicar a saúde, trazendo dores e outros transtornos que já foram citados.

2. Você tem crises alérgicas
Você costuma ter crises alérgicas na hora de dormir? Se sim, saiba que esse pode ser um sinal claro de que está na hora de considerar a limpeza ou a troca do seu colchão por um melhor, afinal, essa pode sim a causa dessas alergias. Isso principalmente se tratando de um colchão muito velho que pode ter acúmulo de poeira e ácaros.

3. A sua saúde não é mais a mesma
Dores na coluna, musculares e até mesmo as mudanças de peso também são indicativos de que já está na hora de trocar o seu colchão por um de melhor qualidade. Como já foi citado, o uso de um colchão inadequado pode trazer diversos problemas para a saúde. Nesses casos, é extremamente importante investigar qual é a fonte dos problemas.

Conclusão
Como você já deve saber nessa altura, ter boas noites de sono é fundamental para ter uma vida saudável e com qualidade. Entender a importância das noites de sono e ter muita atenção com relação a fatores que podem influenciar nesse momento de descanso, como por exemplo o colchão, é fundamental.

Créditos: https://toraflex.com.br/